Portal Saúde no Ar



Atores e atrizes interpretam médicos em vídeos roteirizados para vender produtos

Atores e atrizes interpretam médicos em produções roteirizadas na internet para vender produtos sem registro na Anvisa que prometem resultados milagrosos.

Atores e atrizes interpretam médicos em produções roteirizadas na internet para vender produtos sem registro na Anvisa que prometem resultados milagrosos. Os vídeos se pretendem reais e alguns não incluem um alerta ao internauta informando que se trata de uma encenação. As denúncias também chegaram ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

“Práticas como esta são extremamente perigosas, podendo ser consideradas um crime, de modo que as pessoas envolvidas podem responder, inclusive, por falsidade ideológica, uma vez que utilizam nomes de médicos verdadeiros para venderem medicamentos, suplementos, entre outros”, diz Angelo Vattimo, presidente do conselho.

Não se trará de serviços de atores e sim uma falsidade ideológica para vender produtos, estelionatário.

As personagens da atriz Fernanda Padilha são pelo menos quatro: a médica “Roberta Zanetti”, que também se diz diretora de pesquisas há mais de 19 anos, a médica “Roberta Damaceno” e a farmacêutica “Maria Fernandes”, além da apresentadora “Vanessa Amorim”.

Em nota, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) afirmou que o uso de testemunhais falsos é rechaçado pela legislação e pelas regras éticas do órgão.

O conselho esclareceu, ainda, que suplementos que integram o gênero alimentício não podem prometer cura ou benefícios diretos à saúde.

Fonte : G1

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe