Atividades no Dia Mundial da Obesidade

O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) lembra o Dia Mundial da Obesidade com uma programação que acontece no dia 19 (quinta-feira), oferecendo atividades focadas no tema “Movimente-se para a Vida”, reforçando a importância da atividade física. “É um momento para refletir a necessidade da mudança de estilo vida para reduzir a doença que é fator de risco para diabetes, hipertensão arterial, doenças das articulações, dislipidemias (elevação de gorduras no sangue) e alguns tipos de câncer, onde se inclui o câncer de mama”, observa a nutricionista Lorenna Fracalossi.

O ambulatório conta com 3,5 mil pacientes cadastrados e a sua maioria relata hábitos alimentares que favorecem a obesidade: alimentação com muitos carboidratos e poucas proteínas, frutas e verduras. Também consome excessivamente alimentos processados e ultra-processados ricos em gordura hidrogenada com biscoitos e salgadinhos. E mais: muito sal e açúcar.

Nos pacientes do interior, segundo a nutricionista, é mais fácil a adesão à nova proposta de alimentação saudável e ao plano alimentar, pois esse grupo aceita mais facilmente as orientações da equipe de saúde. Também eles enfrentam menos dificuldade para aderir ao programa de exercício físico porque podem caminhar sem medo, ao contrário das grandes cidades.

No Cedeba, os profissionais orientam que mesmo quem nem pode pagar academia, deve caminhar ou até dançar em casa. Mas a questão da violência dificulta a prática de caminhadas. As orientações aos pacientes com obesidade do Cedeba são feitas de maneira integrada pela equipe multidisciplinar. Os nutricionistas mostram que além da alimentação adequada, é preciso fazer exercício. Isso é reforçado pelo endocrinologista, fisioterapeuta, psicólogo, enfermagem e assistente social.

O aumento da obesidade e do sobrepeso pressionam a demanda no Cedeba que, sendo Centro de Referência, tem seu atendimento voltado para os casos mais graves. O encaminhamento é feito pela Atenção Básica, mas o paciente precisa obedecer aos seguintes critérios: IMC (relação peso altura) acima de 40 (obesidade grave), ou a partir de 35, desde que associada a duas comorbidades – diabetes e hipertensão, por exemplo. O encaminhamento para a bariátrica só é feito após dois anos de tratamento.

Programação

Em razão do feriado, amanhã, quinta-feira, dia de grande presença de pacientes com obesidade no Cedeba, o Dia Mundial da Obesidade será marcado na próxima quinta (19). A programação para os pacientes começa às 8h30, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), com um vídeo da equipe do Núcleo de Obesidade. Em seguida, a fisioterapeuta Lorena Arruda faz palestra. O coral do CAS fará apresentação. A programação será encerrada com a apresentação de um grupo de dança de pacientes com obesidade, do Cedeba.

 

Fonte: Ascom Cedeba

Foto: Ascom Cedeba

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.