Estudos científicos comprovam que qualquer atividade física beneficia o sistema nervoso. Uma pesquisa da Universidade de Uppsala, constatou que os atletas ao se exercitar produzem novos neurônios e aumentam a atividade cerebral. A publicação foi divulgada na revista Neurobiology of Aging.
Para o estudo, foram analisadas cerca de 400 pessoas que foram submetidas a diversos exames com ressonância magnética, que avaliava a capacidade cognitiva de cada um. Os resultados mostraram que as pessoas fisicamente ativas foram mais eficientes nos testes de memória e aprendizagem.
As atividades de caminhar, correr, ciclismo e nadar se mostram mais eficientes para o cérebro. Eles aumentam o fluxo sanguíneo na massa cinzenta e age diretamente na produção de substância físicas que são responsáveis pela produção e regulação do sistema neurotransmissor – que resulta no aumento de novas conexões e geração de novos neurônios.
Segundo o neurologista Valter Simões Casa Nova, esses neurônios agem diretamente numa região que se chama hipocampo, onde fica área da memória e aprendizagem. Para ter garantias de melhorias no cérebro, o neurologista, indica caminhar ao menos três vezes por semana, cerca de meia hora.