Os casos de microcefalia registrados na Bahia aumentou consideravelmente a procura por atendimento nas unidades de saúde de Salvador. Para ampliar o acesso aos procedimentos gratuitos, segue uma lista com endereços das principais instituições que realizam os exames para identificar e tratar crianças com registro da doença.
No Hospital Sarah, referência em reabilitação neurológica na Bahia, a média de atendimentos mensais na unidade está seis vezes maior. Seis unidades de reabilitação da capital também atendem pacientes com microcefalia, entre eles as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), o Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR) e a Apae.
Salvador continua com o maior número de casos notificados (380) dentre os 126 municípios registrados. Desses, 193 casos já foram investigados com a realização de exames de imagem, 120 foram confirmados e 73 foram descartados.
As 11 mortes suspeitas confirmadas foram nos municípios de Camaçari (1), Campo Formoso (1), Esplanada (1), Itabuna (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Salvador (3), Tanhaçu (1) e Presidente Tancredo Neves.
Endereço dos centros de reabilitação em Salvador:
– Centro de Prevenção e Reabilitação do Portador de Deficiência – Cepred (Apoio/Gestão Estadual).
Endereço: Avenida Antônio Carlos Magalhães, S/N. No mesmo prédio do Cedeba.
– Obras Sociais Irmã Dulce – Osid (Apoio/Gestão Estadual).
Endereço: Avenida Bonfim Nº 161, Largo de Roma
– Núcleo de Paralisia Cerebral – NACPC (APOIO/GESTÃO MUNICIPAL)
Endereço: Rua do Corte Grande, nº 160, Alto de Ondina
– Instituto Bahiano de Reabilitação – IBR (APOIO/GESTÃO MUNICIPAL)
Endereço: Avenida Presidente Vargas, Nº 2947, Ondina
– APAE Salvador (APOIO/GESTÃO MUNICIPAL)
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº545, Pituba
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)