A estratégia itinerante do Saúde sem Fronteiras Odontologia () começará a atender, a partir desta terça-feira (31), nos municípios de Cachoeira, Andorinhas, Feira de Santana e Uruçuca. O serviço de odontologia está sendo oferecido em quatro carretas equipadas com consultórios e onde são ofertados serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.
Notícias relacionadas:
Saúde e esporte para Aurelino Leal
Saúde sem Fronteiras em Feira de Santana
As carretas estarão estacionadas até o dia 4 de junho nos seguintes locais: Cachoeira – Praça Dr. Milton – Centro; Andorinhas – Avenida Monte Santo, Centro; Feira de Santana – Rua Tostão, s/n – Cidade Nova, CSU (Centro Social Urbano); Uruçuca – Praça Regis Pacheco, Centro. Para o atendimento, as pessoas devem levar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.
As unidades móveis são compostas por conjuntos odontológicos equipados com moderna tecnologia, de forma que trabalham, ao mesmo tempo, até dez dentistas, além de outros profissionais que atendem em tendas, instaladas na parte externa. Enquanto aguardam, os pacientes são orientados sobre os cuidados com a saúde bucal. Na unidade 1, com dez consultórios, em Cachoeira, serão atendidos 150 pacientes/dia; a Unidade 2, com sete consultórios, em Andorinhas, atenderá 100 pacientes/dia; a Unidade 3, em Feira de Santana, atenderá 100 pacientes/dia e a Unidade 4, com sete consultórios, em Uruçuca, atenderá 100 pacientes/dia.
O programa, que foi retomado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em fevereiro do ano passado, já realizou, em 2016, mais de 360 mil procedimentos.
Fonte: Ascom/Sesab
Redação Saúde no Ar*