Portal Saúde no Ar



Atenção Básica deve redobrar cuidados com a hipertensão no diabetes para reduzir riscos

No Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), a cardiologista Lucélia Magalhães, do Centro de Atenção Especializada ,da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na sessão de Atualização em Diabetes. realizou uma palestra com o tema  Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes:Novos Parâmetros”.

Lucélia Magalhães destacou que o controle da hipertensão  reduz em 50% os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) – que a principal causa de morte dos diabéticos.  e que é  essencial  o controle da hipertensão arterial na prevenção do enfarte, edema pulmonar,trombose periférica.

“O diabetes e a hipertensão formam uma dupla mortal”, afirmou.

Em função da gravidade da hipertensão no diabetes foram definidos novos parâmetros para esse grupo. A pressão arterial deve ser de 13/8 – mais baixo,portanto que o padrão aceitável para a população em geral; 14/9. As estimativas indicam que entre 30 a 40% dos diabéticos apresentam hipertensão arterial.

Para o controle da hipertensão, além do uso da medicação, – é preciso obedecer a prescrição médica (quanto a doses e horários), e mudar o estilo de vida e a alimentação. Suprir a  a necessidade do potássio ( duas bananas por dia ), evitar alimentos industrializados,  reduzir o sal e o consumo de álcool.

A apresentação da cardiologista ensejou muitas perguntas, mostrando a importância das sessões temáticas que o Cedeba realiza toda primeira terça-feira, tendo como clientela a equipe multidisciplinar (Saúde da Família, Centros de Referência e instituições de ensino superior). Participam profissionais da Atenção Básica, da capital e do interior, que têm a oportunidade de atualização em temas sobre diabetes.

 Ascom Cedeba
/Cedeba / atenção básica

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.