Chuva? Evite banho de mar

O banho de mar nesse período chuvoso pode trazer riscos à saúde.  A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) faz um alerta à população para que evite, entrar na água durante esta época. Com as chuvas, as correntezas ficam mais fortes, e os banhistas podem ter leptospirose, hepatite e micose, por causa do volume de água da chuva que deságua no oceano. O mar revolto também dificulta o trabalho dos salva-vidas.

De acordo com a Salvamar, a instituição já registrou 62 afogamentos no outono (meses de março, abril e maio), a maior parte em Jaguaribe e Piatã. Durante todo o ano, houve 643 ocorrências. O coordenador da Salvamar, João Luiz Moraes, aponta as praias de Piatã, Farol de Itapuã, Stella Maris, Aleluia, Jaguaribe e Jardim de Alah como as mais perigosas. Todas estão sinalizadas com a bandeira de perigo.

Para evitar acidentes, a dica é pedir informação aos salva-vidas de plantão. “A nossa maior dificuldade está na imprudência dos banhistas. A maioria dos casos ocorre porque as pessoas desrespeitam a sinalização de perigo, ou deixam de se informar sobre a região onde estão se banhando. Às vezes o mar parece calmo, mas há pedra e buracos no local. O ideal é perguntar aos agentes, porque eles conhecem melhor a área onde atuam”, adverte.

A Salvamar trabalha em esquema de plantão nesse final de semana, com 80 agentes distribuídos em 38 postos fixos, entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga. Além disso, quatro postos volantes fazem a ronda neste perímetro.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.