Muitas pessoas que tiveram Covid, ficaram com sequelas, como por exemplo, perda de memória e dificuldade de raciocínio. É a chamada névoa cerebral.
A partir do acompanhamento de mais de 600 pessoas, pesquisadores criaram uma estratégia de tratamento capaz de trazer melhoras significativas.
A atividade física por exemplo, inclusive até mesmo, exercícios leves, como caminhar ou pedalar, melhoram a oxigenação do cérebro, gerando um efeito dominó de benefícios à atenção, raciocínio e memória.
As dicas para reabilitação são quase todas simples. Na verdade, hábitos saudáveis para qualquer pessoa! Além de organizar o ambiente, algumas tarefas úteis identificadas pela pesquisa são:
- Minimizar distrações, como os infinitos estímulos vindos do celular;
- definir metas alcançáveis;
- fazer checklists de pequenas tarefas e concluir uma de cada vez;
- fazer intervalos de descanso;
- fazer atividade física — é comprovado que mesmo exercícios leves, como caminhar ou pedalar, melhoram a oxigenação do cérebro, gerando um efeito dominó de benefícios à atenção, raciocínio e memória.
Quase 70% relataram melhora das queixas cognitivas: mais da metade atribuiu a melhora aos encontros em grupo, e mais de 60% destacaram o uso das “estratégias compensatórias”.
Fonte: Programa Fantástico.