Artigo

As revoluções socias, seus fatores desencadeadores e o Brasil atual

Este artigo tem por objetivo analisar os fatores desencadeadores das revoluções sociais que ocorreram ao longo da história da humanidade e avaliar a possibilidade de sua ocorrência no Brasil contemporâneo. Neste artigo, constatou-se que as revoluções americana de 1776, francesa de 1789, russa de 1917, chinesa de 1949 e cubana de 1959 ocorreram, de modo geral, movidas pela luta contra a tirania exercida pelo poder dominante, pelos ideais de liberdade do povo, contra a desigualdade social extrema, contra a crise econômica devastadora responsável por milhões de desempregados e contra a fome que afetavam a vida da grande maioria da população e pelo anseio de independência nacional. Constatou-se, também, que, no Brasil atual, ainda não estão presentes todos os fatores desencadeadores de uma revolução social. Apenas a crise econômica devastadora, as desigualdades sociais extremas e a fome endêmica do povo estão presentes no Brasil. Há a ameaça do governo Bolsonaro de exercer a tirania no Brasil com a implantação de uma ditadura que leve a uma guerra civil no País quando pode fazer com que a luta pelas liberdades seja colocada na ordem do dia e não há, ainda, a percepção pelo povo brasileiro da necessidade de luta pela conquista da verdadeira independência nacional diante da dominação do capital internacional.

Se for consumada a pretensão de Jair Bolsonaro de implantar uma ditadura no Brasil sob seu comando, concluiu-se que poderão crescer vertiginosamente os ideais de luta contra a tirania e pela liberdade do povo, que junto com a luta pelo progresso econômico e contra a desigualdade social e a fome e, também, pela independência nacional quando serão criadas as condições para a eclosão de uma revolução social no Brasil. No momento, Bolsonaro encontra-se acuado com o fracasso de seu governo na condução da economia e no combate à pandemia do novo coronavirus com o agravamento sem precedentes das condições sociais da grande maioria da população que se defronta com o desemprego em massa, a fome e a miséria. As acusações contra Bolsonaro de crimes contra a saúde pública, o meio ambiente e a democracia no Brasil e de acobertar a corrupção no governo podem contribuir para seu afastamento do poder através de impeachment. Bolsonaro sabe que, estando fora do poder, pagará pelos crimes que vem praticando perante a justiça brasileira e o Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade ao lidar com a pandemia. Como todo animal acuado, tudo leva a crer que Bolsonaro poderá realizar um golpe de estado e implantar uma ditadura contando com o apoio de policiais militares, milícias, setores das forças armadas e seus apoiadores. Isto ocorrendo, seria instalada a tirania na plenitude no Brasil.

O texto deste artigo finaliza ressaltando que para evitar a guerra civil e derrotar a tirania exercida pelo poder dominante, assegurar os ideais de liberdade do povo, combater a desigualdade social extrema, a crise econômica devastadora e a fome que afetam a vida da grande maioria da população e conquistar a verdadeira independência do Brasil, é preciso que haja a organização de uma frente ampla democrática e popular respaldada por um programa comum de mudanças políticas, econômicas e sociais para o Brasil com a participação de amplos setores da população e lideranças fortemente apoiadas pelo povo. O ponto de partida para organizar a frente ampla é haver um programa comum mínimo de mudanças políticas, econômicas e sociais sem o qual não serão unificadas todas as forças democráticas e progressistas do País. As grandes lideranças democráticas e progressistas do Brasil precisam se articular urgentemente para construir esta solução para os graves problemas vividos pela nação brasileira no momento. Esta ação é urgente.

Para assistir o vídeo que aborda o tema deste artigo, acessar o canal Fernando Alcoforado do YouTube através do website

Este artigo de 7 páginas pode ser lido em sua completude acessando, Academia.edu

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

22 minutos ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

8 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

9 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

10 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

10 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

10 horas ago