As grandes invenções no transporte terrestre e dutoviário da história

AS GRANDES INVENÇÕES NO TRANSPORTE TERRESTRE E DUTOVIÁRIO DA HISTÓRIA E SUA FUTURA EVOLUÇÃO (Artigo e Vídeo)
Fernando Alcoforado*
Este texto resume o artigo de 15 páginas que tem o objetivo de apresentar as grandes invenções que contribuíram para o desenvolvimento dos meios de transporte terrestre e dutoviário ao longo da história, bem como mostrar sua provável evolução futura. Os meios de transporte terrestres operam no transporte de pessoas e de cargas no interior das cidades e na realização do intercâmbio entre cidades, estados e países circunvizinhos contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de um país ou de uma região.

Os meios de transporte terrestres são classificados em ferroviário os quais se utilizam de trem, bonde elétrico e planos inclinados, em rodoviário os quais se utilizam de ônibus, automóvel, caminhão, bicicleta e motocicleta, em metroviário que se utiliza do metrô, bem como em outros meios de transportes como os elevadores urbanos e teleféricos. Os meios de transporte dutoviário ou tubular são aqueles feitos por meio de tubos (gasodutos, oleoduto, alcoolduto, mineroduto), para transportar gases e fluidos. Este artigo apresenta em detalhes como se processou ao longo da história a invenção da ferrovia, do metrô, do bonde elétrico, do veículo automotor (automóvel a combustão interna, carro elétrico e veículo autônomo), do caminhão, da bicicleta, da motocicleta, do elevador e das dutovias. Além disso, apresenta em detalhes como será o transporte terrestre do futuro nos centros urbanos, nas linhas ferroviárias e nas rodovias.

 

 

 

*Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.tesisenred.net/handle/10803/1944, 2003), Globalização e Desenvolvimento (Editora Nobel, São Paulo, 2006), Bahia- Desenvolvimento do Século XVI ao Século XX e Objetivos Estratégicos na Era Contemporânea (EGBA, Salvador, 2008), The Necessary Conditions of the Economic and Social Development- The Case of the State of Bahia (VDM Verlag Dr. Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, Saarbrücken, Germany, 2010), Aquecimento Global e Catástrofe Planetária (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2010), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), Energia no Mundo e no Brasil- Energia e Mudança Climática Catastrófica no Século XXI (Editora CRV, Curitiba, 2015), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016), A Invenção de um novo Brasil (Editora CRV, Curitiba, 2017), Esquerda x Direita e a sua convergência (Associação Baiana de Imprensa, Salvador, 2018, em co-autoria), Como inventar o futuro para mudar o mundo (Editora CRV, Curitiba, 2019) e A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021).

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.