Um estudo feito por pesquisadores californianos divulgou que as mulheres que utilizam salto alto com frequência têm maiores chances de terem artrite ao longo do tempo. A análise concluiu que o uso de saltos de, aproximadamente, 9 centímetros, causa modificações no andar equivalente às observadas durante o período do envelhecimento de joelhos artríticos. Quanto maior a altura do calçado, mais a movimentação na caminhada e joelhos modifica. O caminhar e subir escadas se torna mais complicado com as articulações rígidas, inchadas e doloridas.
Os estudiosos, da Universidade de Stanford, analisaram o andar de 14 mulheres enquanto caminhavam em diferentes modelos de calçados. Os resultados podem auxiliar a explicar qual o motivo torna a artrose duas vezes mais comum em mulheres do que em homens. A artrose é a forma mais comum de artrite, e o desgaste da cartilagem que auxilia as articulações a praticar flexões e levantamentos é a principal causa da doença.
Os pesquisadores ressaltam que o exagero de peso pode tornar as coisas ainda mais difíceis. De acordo com artigo publicado no Journal of Orthopaedic Research, o uso de salto, principalmente em relação com o excesso de peso adicional, pode ajudar para o desenvolvimento do risco de artrose nas mulheres.