Arthur Chioro é confirmado como ministro da Saúde

A  presidente da República, Dilma Russef, anunciou oficialmente nesta quarta-feira (31.12.2014)  a manutenção no cargo do  atual ministro da Saúde, Arthur Chioro. O ministro que assumiu o cargo em janeiro deste ano (2014) para substituir o ministro Alexandre Padilha, que desincompatibilizou-se para concorrer ao governo de São Paulo, completou 51 anos no dia cinco deste mês. Casado, pai de quatro filhos e filiado ao PT, ele é médico sanitarista e doutor em Saúde Coletiva pela Unifesp/SP, professor universitário e pesquisador nas áreas de gestão e planejamento de Saúde.

Como ministro da Saúde em 2014 ele conduziu um dos programas tidos como carro-chefe do governo Dilma, o Mais Médicos, sendo convidado em março pelos deputados para falar na Câmara sobre o programa e sobre a contratação de profissionais de Cuba.

 Nesta nova gestão, o ministro terá que enfrentar antigos desafios para a Saúde relacionados principalmente com o crescimento da demanda para o SUS, bem como para problemas nos atendimentos de alta complexidade, algumas das reivindicações populares que foram levadas a público nas manifestações de junho do ano passado.

Outro obstáculo que o ministro terá que superar é a qualidade da informação levada aos brasileiros através de um serviço de informação mais rápida e transparente, constantemente atualizada.

Entre as ações mais importantes durante a sua gestão estão  incluídos o  Calendário Nacional de Vacinação do SUS, a dTpa, uma nova vacina para grávidas que ampliará a proteção aos recém-nascidos contra a coqueluche e o aumento  em 29% da distribuição pelo SUS de medicamentos antirretrovirais em relação a 2013. Segundo os dados do Boletim Epidemiológico do HIV e Aids 2014, no total acumulado 400 mil pessoas estão em terapia com estes medicamentos neste ano.

Atuação

Foi ainda na sua gestão que foi lançada às regras   da Lei Antifumo, em vigor desde o último dia três, que proíbe fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. A lei, que já é praticada em algumas cidades e munícipios, agora tem abrangência nacional e é considerada por especialistas como uma medida é um avanço no combate ao fumo.

Além disso, o Ministério da Saúde ampliou a rede de Saúde Bucal habilitando neste final de ano mais 539 laboratórios regionais para a produção de próteses dentárias em todo o país. A medida aumentará em 54% a quantidade de brasileiros beneficiados com procedimentos odontológicos, passando de 500 mil para 770 mil o número de dentaduras produzidas anualmente no Brasil.

No início deste mês, Chioro participou da 4ª Reunião de Ministros da Saúde do Brics ,  para facilitar o acesso aos medicamentos de combate à tuberculose nesses países e em países de baixa renda. O enfrentamento à má nutrição e as trocas de experiências em relação às ações de prevenção à aids e ebola também foram incluídos entres os compromissos firmados em um comunicado apresentado pelo ministro.

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde organizaram um mapeamento inédito sobre operações de ressarcimento ao SUS, pelos planos de saúde cujos associados utilizarem o serviço. O valor arrecadado com o programa entre janeiro e novembro deste ano foi de R$ 335,74 milhões, 82% maior do que o arrecadado em 2013. Os pagamentos efetuados para a agência reguladora são repassados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) e aplicados em ações e programas estratégicos do Ministério da Saúde.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.