PORTAL SAÚDE NO AR

Argentinos fazem transplantes cruzados de rins

Num caso inédito na América Latina hospital de Buenos Aires realiza transplantes cruzados de rins. A operação ocorreu na noite de sábado (28.03) quando duas pessoas doaram seus rins num acordo  inusitado. Os dois pacientes  sofriam de insuficiência renal.

Um dos receptores foi o jornalista Jorge Lanata que recebeu um rim da mãe de um jovem chamado Inácio (cuja identidade não foi revelada). Inácio, por sua vez, recebeu um rim da  mulher de Lanata, Sara Stewart Brown, doou um rim ao jovem.  Marido e mulher eram incompatíveis, assim como mãe e filho.  “De seis itens que medem a compatibilidade, eu tinha com Ignacio uma associação perfeita em cinco, o que é raro”, afirmou a mulher do jornalista.

Antes da operação, o jornalista,  que é autor de algumas das principais investigações contra a presidente Cristina Kirchner, gravou um vídeo em que diz que não houve privilégio por ser figura pública. “Estava em uma lista de receptores, que incluía a busca entre doadores mortos. Apareceu essa família com compatibilidade, que aceitou o transplante cruzado. Todos ganham”, salientou.

O jornalista, que tem outros fatores de risco pois é fumante, tem excesso de peso e problemas nas coronárias, recebeu cinco stents. Paciente diabético considerado de alto risco, Lanata passava três vezes por semana por hemodiálise. Para concretizar as operações, além de um contrato, houve aval de Ministério Público, Justiça e Instituto de Transplantes. Neste domingo (29) os quatro pacientes se recuperavam bem.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.