Ícone do site

Aquecimento pode causar epidemia de doença renal

Caso temperaturas globais continuarem a aumentar nas próximas décadas, o estresse provado pelo calor, pode causar grande epidemia de doença renal crônica, segundo pesquisadores.

De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal The Guardian , é preciso mais estudos a respeito da relação entre o calor e CHDu – doença renal crônica de causa incerta – para avaliar a situação.

A doença renal crônica ou DRC, acontece quando há perda progressiva da função renal, amplamente observada entre idosos e pessoas que sofrem de outras doenças; bem como diabetes e hipertensão.

Contudo, epidemias de DRC estão surgindo em regiões rurais com temperaturas elevadas, em países como El Salvador e a Nicarágua. Os rins, órgão afetado pela doença, são os responsáveis pelo equilíbrio de fluídos no corpo, o que os torna particularmente sensíveis a temperaturas extremas.

De acordo com Tord Kjellstrom, do Centro Nacional de Epidemiologia e Saúde da população da Universidade da Austrália; o estresse causado pelo calor não está recebendo a atenção necessária nos debates a respeito de como mitigar os primeiros efeitos da emergência climática.

Além disso, o especialista alerta que o aquecimento global é uma séria ameaça à vida dos trabalhadores e ao sustento de milhões de pessoas. “As políticas emergentes sobre o clima devem levar isso em consideração se quisermos ter alguma possibilidade de enfrentar o que está para vir”.

“Existem algumas regiões que são claramente pontos críticos, mas em termos de sua prevalência e da seriedade do problema, acho que ainda não começamos a envolver-nos nisso”, acrescentou. No entanto, as epidemias documentadas apresentam características semelhantes. Os afetados tendem a ser pessoas que trabalham em condições de calor e vêm de ambientes desproporcionalmente vulneráveis – social e economicamente – com acesso limitado a cuidados médicos ou seguro, ou que vivem em áreas com fracas infraestruturas de saúde.

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile