Foi aprovada no país a primeira droga contra a obesidade. Prevista para chegar ao mercado no 2º semestre deste ano, o medicamento deve custar pelo menos R$ 400. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Saxenda, que possui o mesmo princípio ativo do Victoza, aprovado no país em 2010 para controle da diabetes tipo 2.
O uso do Saxenda é indicado para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais, equivalente à obesidade, ou 27 ou mais, referente ao sobrepeso. A condição de uso é que haja pelo menos outra doença associada ao peso.
O uso da droga tem que ter indicação médica e o acompanhamento também é indicado por conta dos possíveis efeitos colaterais, como distúrbios gastrointestinais, ligados à vesícula biliar e a pancreatite.
A Anvisa informou que o Saxenda foi aprovado para controle crônico de peso em associação a uma dieta baixa em calorias e aumento de exercício físico, possibilitando a segurança do produto com estudos pós-comercialização.
A liraglutida, princípio do Victoza, foi estudada para a obesidade e aprovada com este fim nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)