Foi aprovada nesta terça-feira (25/11), a lei 13.045 – que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS), a realizar exames gratuito para detecção precoce do câncer de próstata. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a lei determina que todo o procedimento deverá ser realizado através das unidades públicas de saúde e as solicitações devem ser consideradas pelo médico responsável. Além disso, a medida também determina que os profissionais da área da saúde sejam capacitados.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens brasileiros – seguido pelo câncer de pele não melanoma. Ainda segundo o Inca, a doença é considerada um câncer da terceira idade, já que aproximadamente três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
A estimativa é que, neste ano, 68.800 novos casos de câncer de próstata sejam registrados no Brasil. Informações do Mistério da Saúde apontam que em 2013, cerca de 60 mil casos foram registrados no país. Já no ano de 2012, 54 mil ocorrências.