Notícias

Aposentadoria em 2024 terá novas regras

As novas regras aprovadas pela Reforma da Previdência terá efeitos nas aposentadorias em 2024. As regras de transição valem para quem já trabalhava antes de 13 de novembro de 2019 e contribui com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, as contas que o trabalhador deve fazer para se aposentar são atualizadas todos os anos, conforme prevê a reforma.

De acordo com o instituto, uma das possibilidades é se aposentar pelo sistema dos pontos. Para saber quantos pontos o trabalhador contabiliza, é necessário somar a idade com o tempo de contribuição. Em 2024, para as mulheres, são necessários 91 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Para os homens, 101 pontos (com 35 anos no sistema do INSS). Os tempos mínimos no sistema do INSS não se alteram.

Esses números sobem ano a ano. Assim, em 2025, a somatória desses pontos será 92 para mulheres e 102 para homens. Essa regra de transição vai até 2035, quando mulheres precisarão somar 102 e homens, 105.

Além disso, outra possibilidade de aposentadoria ocorre através da idade mínima (para quem não tem os pontos, mas possui o tempo de contribuição necessário). A partir do ano que vem, são 58 anos e 6 meses de idade para mulheres e 63 anos e 6 meses para homens. Essas idades vão aumentando seis meses a cada ano. Para a mulher, chega a 62 anos de idade em 2031, enquanto que, para o homem, aos 65 anos, a partir de 2027.

Pedágio

Em 2024, as regras do “pedágio”, não mudam. Elas atendem às pessoas que estavam próximas de se aposentar. No pedágio de 50%, a pessoa estaria a dois anos da aposentadoria.

Assim, mulheres precisariam ter pelo menos 28 anos de contribuição e homens, 33. Prevê a regra que a pessoa precisaria trabalhar por mais metade do tempo que faltava para se aposentar. Se faltasse dois anos para aposentadoria, a pessoa deveria trabalhar três.

No caso de pedágio de 100%, homens necessitariam ter 60 anos de idade, e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, os trabalhadores teriam que ficar mais quatro anos no serviço.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Balé Folclórico abre festejos do 2 de Julho neste sábado (29/06) e domingo (30/06)

O espetáculo "Aos Pés do Caboclo", do Balé Folclórico da Bahia, abre a programação dos…

2 dias ago

Saúde nos bairros – Mutirão de urologia neste Sábado (29/06)

Neste sábado, 29/06, A Secretaria Municipal da Saúde (SMS)  promove  um mutirão de urologia através…

2 dias ago

Papa ordena construção de parque solar para a Cidade do Vaticano

Nesta quarta-feira (26), o papa Francisco, ordenou a construção de um parque solar para atender…

3 dias ago

Saiba a importância de não utilizar produtos de higiene humana em pets

Especialista ressalta algumas recomendações para uma higiene animal mais adequada Em muitos lares os pets…

3 dias ago

Prorrogado prazo para beneficiários do Bolsa Família atualizar condicionalidades de saúde

Os beneficiários do Bolsa Família ganharam um prazo maior para realizar o acompanhamento das condicionalidades…

3 dias ago

Bahia amplia vacinação contra Covid 19

Em uma medida emergencial para evitar o desperdício de imunizantes da nova vacina contra Covid-19,…

3 dias ago