Portal Saúde no Ar

 

Aposentadoria: e agora?

A aposentadoria costuma chegar promovendo uma mudança radical no estilo de vida das pessoas. Estudos comprovaram que a tendência é que elas se tornem mais ativas, durmam melhor e fiquem menos tempo sentadas depois que se aposentam.

Pesquisadores da Universidade de Sydney (Austrália) acompanharam o comportamento de 25.000 trabalhadores, incluindo atividade física, dieta, sedentarismo, consumo de álcool e padrões de sono.

“Nossa pesquisa revelou que a aposentadoria está associada com mudanças positivas no estilo de vida,” atesta Melody Ding, idealizadora do estudo. Em comparação com as pessoas que ainda estavam trabalhando, os aposentados tinham aumentado os níveis de atividade física, reduzido o tempo sentados, eram menos propensos a fumar e tinham padrões de sono mais saudáveis.

“Uma grande mudança de vida, como a aposentadoria, cria uma grande janela de oportunidade para fazer mudanças de estilo de vida positivas – é uma chance de se livrar das rotinas ruins e projetar novos comportamentos saudáveis,” acrescentou.

Os dados revelaram que os aposentados aumentaram a atividade física em 93 minutos por semana; diminuíram o tempo de sedentarismo em 67 minutos por dia; dormiram mais 11 minutos por dia e 50% das mulheres fumantes pararam de fumar.

As diferenças foram significativas mesmo após o ajuste para fatores como idade, sexo, residência urbana ou rural, estado civil e educação. Não houve associação significativa entre a aposentadoria e o uso de álcool ou o consumo de frutas e vegetais.

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.