Por conta de grande filas no gripário dos Barris nesta ultima terça-feira (14); a prefeitura de Salvador, informou que irá reabrir o gripário do Pau Miúdo, na capital baiana. Durante a pandemia o local era a maior estrutura montada pela prefeitura.
“Vamos anunciar a reabertura do gripário do Pau Miúdo, que vai atender aquela região, e que é a maior griário que nos temos. Caso seja necessário, iremos adotar as medidas administrativas para atender ao sistema de saúde”, disse o prefeito Bruno Reis.
De acordo com Reis, a prefeitura não descarta a possibilidade de ampliar o atendimento devido ao surto de gripe em Salvado; contudo o prefeito pede que as pessoas se imunizem contra a doença. “Espero que as pessoas se vacinem contra H1N1 e contra Covid”.
Segundo Bruno Reis, relembra a inauguração da estrutura em agosto de 2020; assim, no periodo, o gripário contava com uma equipe multidisciplinar da unidade vai contar com 75 profissionais de saúde e da área administrativa. Bem como dez leitos de enfermaria e dois de sala vermelha (estes últimos funcionam como uma pequena Unidade de Terapia Intensiva).
Apenas em 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 77 casos de Influenza, sendo 74 entre o final de novembro e o início de dezembro. Desses 74, 56 são do vírus H3N2. Em julho, a prefeitura abriu a vacinação contra a gripe para o público geral, mas a aderência à campanha foi baixa.