Após morte de 50 cães empresa anuncia recall de petiscos

Exames realizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontaram indícios de que o propilenoglicol em petiscos para cães da empresa Bassar Pet Food. O insumo é utilizado pelo setor industrial na fabricação de alimentos para humanos e animais, adquirido de um de seus fornecedores, estaria contaminado com etilenoglicol. Dessa forma, o ministério suspendeu o uso de parte dos ingredientes pela empresa.

Contudo, de acordo com a empresa o etilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa da sua cadeia de produção. A Bassar Pet Food, responsável pelos petiscos destinados a cachorros com suspeita de contaminação, anunciou recall de todos os produtos comercializados pela marca. Os produtos contaminados já mataram pelo menos 50 cães que consumiram os produtos fabricados pela empresa.

De acordo com nota da empresa, a recomendação é que os consumidores entreguem, nos locais de venda, os itens adquiridos anteriormente e informa que está recolhendo todas as suas linhas do varejo nacional. A empresa informa ainda que interrompeu a produção na semana passada.

“A Bassar Pet Food é a maior interessada no esclarecimento dos fatos, apoia as investigações do Mapa e das autoridades policiais e está colaborando com as investigações para a elucidação do caso. Em complemento às investigações oficiais, estão sendo finalizados trabalhos de perícia na Bassar Pet Food em todo o processo de produção e maquinários em sua própria fábrica e de todas as matérias-primas que compõem seus produtos finais, cujas análises preliminares convergem no mesmo sentido do que está sendo apontado pelas autoridades”, diz a nota.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe