Apesar de queda desemprego atinge 12,4 milhões de brasileiros

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (28), revela que no trimestre encerrado em novembro, a taxa de desemprego recuou 1,6 ponto percentual e caiu para 11,6%. Contudo, a falta de inserção no mercado de trabalho atinge cerca de 12,4 milhões de brasileiros.

De acordo com o levantamento em comparação com o semestre anterior, o número de pessoas desempregadas caiu 10,6%. Uma redução de 1,5 milhão de pessoas.

“Esse resultado acompanha a trajetória de recuperação da ocupação que podemos ver nos últimos trimestres da série histórica da pesquisa. Esse crescimento também já pode estar refletindo a sazonalidade dos meses do fim de ano, período em que as atividades relacionadas principalmente a comércio e serviços tendem a aumentar as contratações”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

Além disso, a pesquisa revela que o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado aumentou. O crescimento chegou a 4% frente ao trimestre encerrado em agosto. Do mesmo modo, houve aumento de 7,4% no contingente de empregados sem carteira no mesmo período.  Ainda assim, a taxa de informalidade esteve em 40,6% e manteve-se estável frente ao trimestre anterior.

 

Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.