A partir de agora, as pessoas que enfrentam problema de saúde com doenças como HIV e sífilis, poderão detectar as enfermidades através de aparelhos celulares com smartphone. O estudo foi desenvolvido por engenheiros da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
O diagnóstico dar-se por meio de um acessório acoplado à entrada de áudio do celular, que analisa gotas de sangue e identifica a presença de anticorpos da doença em minutos. Sua fabricação custa US$ 34, valor mais acessível que os US$ 18 mil gastos em equipamentos para realização de testes habituais.
De acordo com os cientistas o dispositivo imita o ensaio imunossorvente ligado à enzima (ELISA), um teste de HIV muito conhecido, com “um desempenho quase tão bom” quanto o tradicional. O estudo inicial foi realizado em 96 mulheres de Ruanda, e publicado no Science Translational Medicine.
Financiado pelo programa Saving Lives at Birth (Salvando vidas no Nascimento), o estudo, conta com o apoio da Agência Americana de Desenvolvimento Internacional (USAID), através da Fundação Bill e Melinda Gates, do governo da Noruega, da Organização Grand Challenges Canadá, do Banco Mundial e da Fundação Wallace H. Coulter.