A Apae Salvador realiza nesta segunda-feira (21), celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, a palestra “Conversando sobre possibilidades: um diálogo entre o pedagógico e o social”, que será ministrada pela pedagoga e formadora do Programa de Inclusão Escolar da Instituição, Ana Beatriz de Araújo.
A ação visa apresentar resultados acadêmicos dos alunos com Síndrome de Down que estão matriculados na rede regular de ensino. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para se inscrever os interessados devem ligar para (71) 3270-8338.
A pessoa com SD necessita da escola, como meio de desenvolvimento e aprendizagem. A escola pode e deve receber este aluno, não apenas por ser um direito do mesmo, mas para realizar o papel fundamental da instituição escolar, que é ser um espaço para todos. Através de uma proposta pedagógica inclusiva, o professor irá trabalhar com os conteúdos escolares numa perspectiva mais palpável.
Palitos, caixas de papelão, tampinhas, figuras, brinquedos e jogos: tudo que é material e concreto pode servir de recurso à aprendizagem, desde que seja parte de uma planejamento bem estruturado e fundamentado. Atuando com o aluno de forma lúdica (com envolvimento) e significativa (com prazer e com base na vivência do aluno), a aprendizagem da leitura e escrita, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências lógico-matemáticas é plenamente possível.
É cada vez mais comum vermos pessoas com SD alfabetizadas, solucionando problemas do cotidiano e mesmo no mercado de trabalho. Em geral, são indivíduos que foram estimulados desde cedo a uma vida autônoma, que frequentaram a escola e os atendimentos especializados para minimizar suas limitações e desenvolver seu potencial.
Instituições especializadas como a Apae Salvador são muito importantes para realizar o Atendimento Educacional Especializado e complementar à escolarização na rede regular. Através destas instituições, crianças e adolescentes com SD têm acesso a uma rede de apoio, com profissionais especializados que trabalham com o objetivo de desenvolver cada indivíduo de forma integral.
Fonte: Apae Salvador
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)