A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou Resolução – RE 57, que determina a suspensão da comercialização, fabricação, uso. Bem como, propaganda e publicidade, assim como o recolhimento de todos os produtos (todos os lotes) fabricados pela empresa MICROFARMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., CNPJ 68.722.743/0001-09.
De acordo com a Anvisa, a publicação refere-se especialmente a pomada CASSU BRAIDS CASSULINHA CABELOS, fabricada pela empresa MICROFARMA e distribuída pelo INSTITUTO CASSULINHA CABELOS COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA., CNPJ 39.748.972/0001-02.
A medida acontece em razão de a empresa fabricante não estar devidamente regularizada para a fabricação desses produtos. Além dos casos de eventos adversos relacionados ao uso da pomada para modelar e trançar cabelos, encaminhados pelo órgão de vigilância sanitária do município do Rio de Janeiro.
Os consumidores que usaram o produto relataram irritação ocular, pálpebras inchadas e dor nos olhos. Além de dificuldade de enxergar, o que ocorreu ao lavarem o cabelo, após o uso do produto. Os casos seguem em investigação.
No rótulo do produto consta a orientação de evitar contato com os olhos e mucosas. Bem como a orientação de retirar a pomada do cabelo antes de ir a lugares como piscinas, praias e cachoeiras, para que o produto não escorra sobre os olhos. Entretanto, a empresa fabricante está com CNPJ inapto junto à Receita Federal e com a licença sanitária cancelada desde 2018.
Em 2022, a Anvisa já havia publicado o Alerta nº 07, relacionado a esse tipo de cosmético. É importante que os consumidores fiquem atentos às recomendações de uso e advertências contidas nos rótulos dos produtos.
O que fazer
A Anvisa ressalta que caso você tenha adquirido a pomada CASSU BRAIDS CASSULINHA CABELOS ou produtos da MICROFARMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, não faça uso do produto e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução. Já que a fabricante deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.
Além disso, os estabelecimentos que tenham o produto para uso em seus clientes também devem suspender a utilização imediatamente.
Dessa forma, quem usou recentimente a pomada deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procure imediatamente o serviço de saúde.