A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informou na última terça-feira (14), que mantem ações de recolhimento e apreensão de pomadas para cabelo. As ações fazem parte do processo investigativo que a Anvisa e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) estão conduzindo para identificar desvios no mercado e a causa de diversos eventos adversos relatados em usuárias e usuários deste tipo de produto.
No último dia 10 de fevereiro, a Agência proibiu a venda, compra e uso de todas as pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos até que se tenha garantia sobre a segurança de todas as pomadas capilares.
Assim, com a comercialização de qualquer pomada capilar proibida; as empresas já notificadas por medidas anteriores devem tomar medidas para o recolhimento. Cabe às vigilâncias sanitárias de cada localidade organizar a fiscalização em suas regiões para que as medidas sejam cumpridas.
De acordo com a Anvisa, novas ações e medidas continuarão sendo tomadas ao longo do processo de investigação e, por isso, medidas específicas para determinados produtos continuarão sendo publicadas.
Veja o que fazer caso tenha o produto em casa, clicando aqui.