A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização e uso de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos. Está agendada uma reunião técnica para discutir a regularização dos produtos.
De acordo com o órgão, a decisão acontece após avaliação de risco feita em parceria com o Ministério da Saúde. As pomadas tem tido ligação a denúncias de perda temporária da visão. Bem como, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
Contudo, até o momento não há determinação de recolhimento dos lotes. Porém o produto deve ficar separado e não deve ser disponibilizado para consumo. A Anvisa recomenda que mesmo as pomadas compradas antes da proibição não sejam utilizadas.
A agência já havia publicado outras proibições anteriores referente a algumas pomadas capilares.
O que fazer agora?
Consumidor
- Não use ou adquira esses produtos.
- Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
- Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente os olhos com água em abundância.
- Em caso de qualquer efeito indesejado, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
- Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço eletronico
Profissionais, salões e comércio em geral
- Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
- O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
- Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
- Não existe determinação de recolhimento de todos os produtos no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
Profissionais de saúde
- Ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos, notifique o caso à Anvisa.