A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), implementou uma nova plataforma para coleta de informações referentes à produção dos serviços de hemoterapia no país.
Anteriormente, captadas por meio de planilhas em Excel, a partir de agora os dados terão registro por preenchimento de um formulário eletrônico, disponibilizado pela Agência.
A mudança visa aprimorar e agilizar o processo de captação de informações a respeito das ações executadas pelos serviços de hemoterapia, responsáveis pela coleta, processamento e testagem de sangue de doadores. Os serviços também se referem à distribuição de componentes do sangue (hemocomponentes) para possíveis transfusões.
A mudança de ferramenta para a coleta de dados está em fase de teste e acontece de forma gradual, em nove estados: Amapá, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso. Bem como, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins. Dessa forma, a partir de 2023, os demais locais, onde as Vigilâncias Sanitárias não possuem sistema próprio de coleta de informações, também deverão utilizar o formulário eletrônico.
De acordo com a Anvisa, a captação de dados das instituições que realizam atividades hemoterápicas é feita mensalmente desde 2001, por meio do formulário do Sistema de Informação de Produção Hemoterápica (Hemoprod), conforme estabelece a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 149/2001.