A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após o aumento de casos em todo o Brasil passa a considerar a possibilidade de retomar medidas restritivas.
Contudo, a Anvisa ainda não definiu as medidas. A decisão deve ter anuncio na semana que vem. Em uma reunião marcada para esta quarta-feira, 23, técnicos e diretoria da agência deverão definir se as medidas restritivas retornarão ou não.
Autoridades de saúde de todo o Brasil registra o aumento de casos principalmente nas regiões Sudoeste e Centro- Oeste. De acordo com a Assosiação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), emm testes de farmácia, o índice de positividade, que tinha chegado a quase zero, voltou a subir e na semana passada chegou a 15%.
Além disso, estudo do Instituto Todos Pela Saúde (ITpS) indica que o número de exames positivos em laboratórios particulares passou de 3% para 17%, representando crescimento de 566% entre meados de outubro e a primeira semana de novembro.
Segundo a Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na Bahia, entre 30 de outubro e 05 de novembro 1.019 novos casos confirmados, representando redução de 43% sobre semana anterior. Contudo, a média de casos ativos cresceu 16,1%, e 8 óbitos notificados.