A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um comunicado nesta quinta-feira (30) para esclarecer que as vacinas em uso no Brasil não são experimentais e todas tiveram seus dados de eficácia e segurança avaliados e aprovados pela agência reguladora, com o uso dentro das indicações aprovadas.
“Todas as vacinas em uso no Brasil tiveram condução de estudo de fase três de pesquisa clínica e já encerraram esta etapa”, afirma o comunicado.
Segundo a Anvisa, nenhuma vacina em uso no país foi dispensada de apresentação de dados de fase três da pesquisa clínica.
“Outros estudos adicionais podem e são conduzidos para aspectos específicos, como exemplo ampliação de público”, destaca o comunicado.
O comunicado foi feito em decorrência da afirmação equivocada do depoente da CPI, o empresário bolsonarista, Òtavio Fakhooury
ter afirmado que as vacinas são experimentares. A Anvisa esclareceu também que ao contrário do que o empresário disse, todas as vacinas aplicadas no Brasil passaram da 3ª fase.
JR