PORTAL SAÚDE NO AR

Anvisa diz que não foi consultada sobre a 3ª dose contra Covid para todos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma por meio de nota que não foi consultada pelo Ministério da Saúde sobre a aplicação da dose de reforço em maiores de 18 anos no país.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (16/11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,   anunciou a medida e também reduziu o intervalo de recebimento da dose extra, de seis para cinco meses.

“A Anvisa vem discutindo com todas as empresas desenvolvedoras e instituições sobre as ações de monitoramento e sobre os estudos clínicos para a confirmar a eficácia e segurança da dose de reforço das vacinas aplicadas no Brasil”, explica a agência, em nota.

A Anvisa destacou que, de todas as vacinas usadas no país, apenas a Pfizer solicitou alteração do esquema vacinal aprovado em bula, que prevê, atualmente, duas doses do imunizante e mais uma de reforço. Em pedido apresentado à agência, a empresa requereu a aplicação da terceira dose. O órgão analisa o caso e espera o laboratório entregar informações adicionais.

O MS também anunciou a redução do tempo da terceira dose de seis para cinco meses. Nenhum estudo foi feito sobre a eficácia disso.

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.