Dessa forma, em outubro a vacina contra Covid desenvolvida pelo Butantan já poderá ser aplicada. As pesquisas começaram em março de 2020. Além disso, a vacina Butanvac vai utilizar a mesma tecnologia da vacina contra a gripe, que também tem fabricação pelo Instituto Butantan. A capacidade de produção pode chegar a 100 milhões por ano.
Mais de 7 milhões de doses do imunizante já estão prontos. De acordo com Dimas Covas, diretor do instituto, a ButanVac deve estar disponível no segundo semestre de 2022.
Anteriormente, durante cerimônia nesta terça-feira (1) em Brasília; o Ministério da Saúde fechou contrato de transferência de tecnologia da Astrazeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); dessa forma, a assinatura do documento permitirá que a fundação produza em território nacional o insumo da vacina contra Covid-19.
Assim, a produção nacional do insumo, o IFA, permitirá ao Brasil acelerar o processo de imunização da população; além disso, garantirá mais independência no processo de vacinação. De acordo com a Fiocruz, as doses produzidas a partir do IFA brasileiro devem ficar prontas em outubro.