Anvisa determina apreensão de suplementos alimentares falsificados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial da União (D.O.U.) determinação de apreensão e proibição da fabricação, distribuição, comercialização e propaganda dos suplementos alimentares falsificados COQ-10 200mg, KRILL VIT, ÔMEGA 3 – EPA DHA e OMEGAFOR VISION, marca Vitafor.

De acordo com a Agência, os produtos são divulgados e comercializados em diversas plataformas eletrônicas de vendas. A empresa distribuidora dos produtos, comunicou à Anvisa a falsificação dos produtos e disponibilizou imagens com as diferenças entre os produtos originais e os falsificados.

Saiba como identificar: 

Coenzima Q10 original é apresentado em cápsulas gelatinosas moles na cor laranja, enquanto há versões falsificadas em cápsulas duras e cápsulas gelatinosas moles em outra cor.

KRILL VIT original é apresentado em cápsulas gelatinosas pretas, enquanto o falsificado é apresentado em cápsulas duras.

ÔMEGA 3 EPA DHA falsificado é apresentado em cápsulas gelatinosas transparentes, com pouca diferença do original. A tampa do rótulo original é azul- escura, enquanto nas versões do produto falsificado a tampa é branca.

Além disso, a agência alerta, que em caso de dúvidas, entrar em contato com a fabricante do produto original, pelo e-mail sac@vitafor.com.br.

A Anvisa solicita aos serviços de saúde que, caso ​identifiquem unidades com essas características de falsificação, não utilizem os produtos e comuniquem o fato, pelos Canais de Atendimento  Anvisa e pelo Fala Br, ou às Vigilâncias Sanitárias (Visas).

 

 

Foto: Anvisa

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe