- De acordo com nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Diretoria Colegiada do órgão revogou decisão de obrigatoriedade de retenção de receitas nas farmácias para compra de ivermectina e nitazoxanida. A exigência de retenção de receita para os medicamentos faz parte do monitoramento constante de substâncias sujeitas a controle em virtude da emergência de saúde pública de importância internacional (ESPII) relacionada ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Segundo a nota, no momento os medicamentos não correm o risco de sumiram das farmácias, ” a Ivermectina e Nitazoxanida, no momento, não se encontram sob ameaça de desabastecimento de mercado. A alteração foi adotada visando garantir o acesso da população ao tratamento de verminoses e parasitoses bastante conhecidas e bem significativas. A decisão considera ainda que os dois medicamentos já são de prescrição médica e não vêm sendo utilizados em doenças e pacientes crônicos”.
Com isso, a Agência resolveu suspender a retenção da receita médica. O monitoramento da lista de substâncias sujeitas a controle em virtude da citada emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao novo coronavírus permanece sendo feito e tem como objetivo garantir o acesso da população aos tratamentos de saúde necessários.
Em algumas cidades a ivermectina é usada como auxiliar para combater a infecção pelo novo coronaviurs, porém inúmeros alertas ja foram emitidas por órgãos de saúde, ressaltando que o medicamento não tem eficacia comprovada e pode se tornar perigoso o uso indiscriminado. Relembre.
Veja também: MS alerta: procure atendimento imediatamente aos primeiros sintomas de Covid-19
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe
Relacionado