Dois genéricos inéditos foram registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser disponibilizado ao mercado brasileiro, fazendo com que 2015 feche o ano como sendo o mais teve genéricos inéditos aprovados pela Agência desde 2006.
Os genéricos aprovados foram o Trometamol Fosfomicina e o Gel Testosterona. O Trometamol Fosfomicina, na forma farmacêutica granulado, é indicado para o tratamento de curta duração de infecções bacterianas não-complicadas das vias urinárias baixas, síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite não específica e infecção urinária pós-operatória. Já o Gel Testosterona é indicado na terapia de reposição do hormônio no hipogonadismo masculino, quando a deficiência hormonal for confirmada pelo médico.
De janeiro até dezembro deste ano, foram realizados 35 registros inéditos. Com isso, cria-se uma concorrência real em segmentos onde anteriormente não havia disputa de mercado. Além disso, o genérico entra no mercado com um preço 35% menor que o valor do medicamento de referência, impulsionando os valores para baixo.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N)