Anvisa autoriza venda de produtos a base de Cannabis

Em regulamentação com validade de três anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou a venda em farmácias de produtos a base de cannabis para uso medicinal. Durante reunião foi rejeitada o cultivo da maconha para fins medicinais no Brasil. Com a resolução, fabricantes que pretendem entrar no mercado deverão importar o extrato da planta.

De acordo com a norma que passa a valer 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União, os produtores derivados deverão ser para uso oral e nasal em forma de comprimidos, líquidos ou soluções oleosas. A venda será feita apenas em farmácias e drogarias que não fazem manipulação.

A prescrição médica necessária para comprar o medicamento vai depender da concentração da substância: tetra-hidrocanabidiol (THC), principal elemento tóxico e psicotrópico da Cannabis, ao lado do canabidiol (CBD), que é usado em terapias como analgésico ou relaxante.

Por: Joice M Araujo

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.