Anvisa autoriza uso emergencial de anticorpo monoclonal para tratar Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou a aprovação de forma emergencial do anticorpo monoclonal Regkirona (regdanvimabe) no tratamento contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 11.

De acordo como anuncio, o medicamento auxilia na reprodução de anticorpos que ajudam a combater alguma doença específica. O uso da droga, entretanto, não previne a doença.

O medicamento tem como alvo a proteína espicular S do SARS-CoV-2. Dessa forma, o uso tem indicação para adultos que não necessitam de suplementação de oxigênio; dessa forma, n]ao tem recomendação para pacientes em estado grave. Assim, o tratamento deve começar assim que possível após o diagnóstico positivo para o coronavírus e até 7 dias depois do início dos sintomas.

Já a utilização está restrita a hospitais, sob prescrição médica, e a venda é proibida ao comércio. Contudo, a incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) depende da avaliação do Ministério da Saúde. A droga não tem eficácia clínica contra a variante brasileira P1. Além disso, ainda não há dados sobre o uso do medicamento em gestantes e lactantes. A aplicação é intravenosa, com dose única restrita a 40mg/kg.

Este é o quarto medicamento aprovado pela Anvisa para o tratamento contra a Covid-19. Anteriormente no mês de março, a agência anunciou o registro do antiviral remdesivir. Em abril, o Regn-CoV2, coquetel que contém a combinação de casirivimabe e imdevimabe, recebeu a aprovado para uso emergencial no país. Em maio, o órgão aprovou o uso emergencial da associação dos anticorpos banlanivimabe e etesevimabe, medicamento produzido pela farmacêutica Eli Lilly.

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.