Anvisa aprova vacinas bivalentes contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de duas vacinas bivalentes contra a covid-19. Três dos cinco diretores aprovaram o uso dos imunizantes produzidos pela Pfizer para proteger contra as subvariantes da Ômicron do novo coronavírus.

Além disso, a Anvisa autorizou a aplicação como doses de reforço em pessoas a partir de 12 anos, três meses depois da última dose de reforço.

Chamadas de vacina atualizadas, e consideradas de segunda geração, as vacinas bivalentes protegem contra a variante original do novo coronavírus, da Província de Wuhan (China), e contra as últimas subvariantes da Ômicron. A variante original é menos contagiosa, porém mais perigosa e mais mortal.

Para auxiliar na identificação, os imunizantes bivalentes terão frascos na cor cinza. Contudo, agora caberá ao Ministério da Saúde comprar as vacinas atualizadas. Atualmente, a pasta tem um contrato para a aquisição de 100 milhões de doses da Pfizer a serem entregues a partir deste ano. O acordo prevê o acréscimo de 50 milhões de doses, inclusive imunizantes atualizados ou pediátricos, caso o ministério peça.

A decisão da agência ocorre durante o aumento de casos no país ligados à circulação de uma nova subvariante da Ômicron. Além disso, a agência decidiu retornar a obrigatoriedade de máscaras em aeroportos e aviões como restrição a proliferação do vírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a média móvel de casos subiu 120% na semana de 6 a 11 de novembro em relação à semana anterior. Os óbitos aumentaram 28% na mesma comparação.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe