Durante a ultima quinta-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação da vacina e do antiviral contra a varíola dos macacos (monkeypox).
De acordo com a agência, no primeiro momento, o imunizante Jynneos / Imvanex será disponibilizado somente para profissionais da saúde. Até o momento, os medicamentos não possuem registro no órgão regulador. Contudo, diante da emergência de saúde pública, a Anvisa autorizou a dispensa de registro.. Solicitada pelo Ministério da Saúde no início desta semana, para que eles sejam importados e utilizados no Brasil.
A autorização da Anvisa é para a vacina Jynneos (EUA) ou Imvanex (EMA), um imunizante contra varíola e Monkeypox (vírus vaccínia modificado, da cepa Ankara) que apesar de ser o mesmo produto, tem nomes diferentes nos EUA e na Europa. O fármaco, da Bavarian Nordic A/S, é fabricado na Dinamarca e Alemanha, sendo indicado para adultos com idade igual ou superior a 18 anos.
Assim, o governo brasileiro aguarda o envio de 50 mil doses da vacina, adquiridas pelo fundo rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O imunizante, aplicado em dose dupla, é destinado a 25 mil profissionais de saúde que possuem contato direto com o vírus.