Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oito novos testes de coronavírus. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19).
Os produtos são para uso profissional durante a triagem e diagnóstico da doença e estão divididos em dois grupos, os que usam amostras de sangue, soro ou plasma (6 deles) e os que retiram material das vias respiratórias (2). Os resultados deverão ser interpretados por um médico e com o auxílio de dados clínicos e laboratoriais. De acordo com a agência, a oferta e produção dos kits dependerá da capacidade de cada empresa que recebeu o registro.
A Medlevensohn, empresa brasileira, protocolou um kit com o uso de sangue – uma picada no dedo faz a retirada, e o reagente mostra a presença do anticorpo contra o coronavírus em até 30 minos.
A Eco Diagnóstica, diz que está entre os oito projetos aprovados. O teste rápido é feito com coleta de amostras por meio de um cotonete no nariz e garganta. A capacidade de produção é de 40 mil testes por dia.