Anvisa aponta racismo após fabricantes de pomadas modeladoras culparem clientes

Após reunião com representantes de algumas empresas de pomadas capilares em fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) declarou, nesta quarta-feira (1º), que considera de aspecto racista e discriminatório após o grupo alegar que os eventos adversos graves, como cegueira temporária, foram causados pelos usuários não lavarem os cabelos trançados por diversos dias.

De acordo com a Anvisa, “A agência rejeita e abomina qualquer forma de discriminação, em especial o racismo. Como instituição pública, a Anvisa está comprometida com a proteção e a promoção da saúde da população, considerando o acolhimento das diversidades de povos, etnias e culturas que compõem o Brasil”, afirma o órgão.

Ainda segundo a agência, até o momento não existem dados que indiquem que o problema aconteça por conta de maneira de uso.

A Anvisa ressalta que investiga as formulações dos produtos, a utilização ou impurezas que possam ser encontradas.

“Portanto, não há alegações técnicas de que os eventos adversos graves estejam relacionados ao uso por pessoas negras e mais especificamente à prática de trançar cabelos”, continua.

Desde o dia 10 de fevereiro está proibida a comercialização, e uso de qualquer produto para modelar e trançar cabelos. De acordo com a Anvisa, a proibição é resultado de uma avaliação de risco devido ao aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto.

Entre os eventos relatados pelos usuários estão perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Além disso, a Anvisa alerta que quem já tenha adquirido anteriormente por clientes ou em salões de beleza não devem utilizar os produtos neste momento até a liberação.

Recomendações da Anvisa aos consumidores:

  • Não use ou adquira esses produtos
  • Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos
  • Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância
  • Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde
  • Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe