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Anvisa alerta consumidores e profissionais sobre produtos estéticos usados de forma injetável

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitiu o Alerta GGMON 03/2023, com advertências a respeito do uso incorreto de cosméticos em procedimentos injetáveis. A ação ocorre após a ocorrência de eventos adversos graves associados ao uso desses produtos.

O alerta da Anvisa, está direcionado tanto aos consumidores quanto aos profissionais de clínicas de estética. Além disso, contém recomendações essenciais para evitar complicações e proteger a saúde pública.

Como parte das medidas adotadas, a Agência determinou a interdição cautelar de todos os lotes dos produtos Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty, assim como do Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty, ambos da empresa Bio Essencialli Indústria e Comércio de Cosméticos (CNPJ: 00.524.133/0001-67).

Entenda

De acordo com a Agência, os produtos estéticos destinados a procedimentos injetáveis não podem ter autorização como cosméticos. Por terem aplicação, por meio de injeções ou microagulhamento, por exemplo, penetrando diretamente na pele ou em camadas profundas do corpo. Essa característica aumenta o potencial de complicações caso os produtos não forem utilizados sob a supervisão de profissionais qualificados e de acordo com a regulamentação sanitária vigente.

Informações aos profissionais

Para garantir a segurança dos consumidores, a Agência recomenda as ações abaixo. Em caso de dúvidas, procure orientações dos órgãos locais de vigilância sanitária.

  1. Suspensão imediata do uso dos produtos proibidos.
  2. Separação dos produtos: separe todos os produtos proibidos e os mantenha isolados dos demais itens da clínica, assegurando que eles não sejam utilizados indevidamente e que sejam executadas as ações sanitárias previstas na norma publicada. Em caso de recolhimento do produto, entre em contato com a empresa; em situações de apreensão, faça contato com a Vigilância Sanitária local.
  3. Comunicação com os clientes: caso tenha utilizado esses produtos recentemente em seus clientes, entre em contato com eles de maneira imediata. Informe sobre a situação e monitore possíveis complicações de saúde que possam surgir.
  4. Verificação dos produtos em estoque: revise todos os produtos estéticos em estoque, para garantir que nenhum dos produtos proibidos esteja sendo utilizado. Além disso, consulte o portal da Anvisa para certificar-se da correta classificação regulatória de seus produtos utilizados para fins estéticos. A consulta de produtos irregulares está disponível no seguinte endereço: Gov.br.
  5. Relato à Vigilância Sanitária: caso você tenha adquirido ou utilizado os produtos em questão, favor informar a Vigilância Sanitária e cooperar com qualquer investigação.
  6. Monitoramento contínuo: esteja atento a quaisquer atualizações ou diretrizes relacionadas a esses produtos, emitidas pela Vigilância Sanitária.
  7. Manutenção de registros: mantenha registros detalhados dos produtos utilizados e dos clientes atendidos. Isso permitirá um rastreamento mais eficaz se surgirem problemas futuros ou se houver necessidade de acompanhamento.
  8. Notificação de eventos adversos à Anvisa: em caso de ocorrência de qualquer evento adverso relacionado a produtos utilizados na sua clínica, faça a notificação à Agência, pelos canais abaixo. Essa colaboração é fundamental para avaliações aprofundadas e para a identificação rápida dos problemas.

Como notificar

  1. Cidadãos: Limesurvey.
  2. Empresas e profissionais da saúde (após realização de cadastro): Notivisa.
  3. Qualquer pessoa com CPF pode fazer uma reclamação, seja em seu próprio nome ou em nome de terceiros, por meio do e-Notivisa.

 

 

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Joice Mara Araujo

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