Anvisa adia decisão sobre o autoteste de Covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (19) adiar a decisão sobre se libera ou não a venda de testes rápidos de Covid-19 para que a população possa realizar o exame em casa, os chamados autotestes.

o adiamento foi feito para que o Ministério da Saúde possa prestar mais esclarecimentos, principalmente sobre como o MS terá o controle do número de casos positivos ou negativos.

Ainda nesta quarta-feira, a Anvisa emitiu uma nota com uma atualização sobre o assunto, e disse que “já iniciou as tratativas com o Ministério da Saúde” e que uma nova reunião está marcada para a sexta-feira (21).

A estimativa é que os autotestes sejam comercializados por um preço mais barato do que os testes de farmácias e laboratórios, que ficaria em torno de R$ 40 a R$ 70. mas não estarão disponíveis nas farmácias de forma imediata.

As marcas que fabricam os autotestes ainda precisarão pedir o registro, também para a Anvisa, e só então terão autorização de comercializar o produto no país.

Em seus posicionamentos, os diretores criticaram a falta de uma política pública do Ministério da Saúde para testagem ampla da população. Os diretores também apontaram a falta de regulamentação sobre o uso do autoteste, apesar de ela ter sido cobrada durante o processo.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.