O primeiro anticoncepcional masculino pode ficar pronto em 2023. O produto produzido por pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia onde acontece a investigação do contraceptivo Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle).
Dessa forma, a injeção será o primeiro anticoncepcional masculino. Assim, após ser injetada, o período da vacina pode durar até 10 anos.
De acordo com informações do jornal o Globo, os últimos testes realizados em humanos teve 97% de eficácia, sendo observados durante seis meses em 300 voluntários. A previsão é que a conclusão do anticoncepcional aconteça em 12 meses.
A vacina é dada após uma anestesia local no escroto antes das aplicações. Há relatos de inchaço temporário e dor escrotal inguinal leve, na região da virilha. Contudo, resolvidos nos voluntários em questão de um mês.
O contraceptivo danifica, com seu gel, as caudas dos espermatozoides individuais, impedindo a fecundação no óvulo. Caso o paciente queira reverter, basta outra injeção com água e bicarbonato de sódio.