Ícone do site

Antibiótico ‘revolucionário’ é desenvolvido por cientistas americanos

Os antibióticos são remédios que tem como objetivo combater as infecções bacterianas, porém há décadas não foram apontadas descobertas ao seu respeito. Mas esse “problema” pode ter terminado com uma criação feita por cientistas americanos, que vem sendo considerada inovadora.

Um grupo de especialistas da Universidade Northeastern, nos Estados Unidos, produziu um remédio capaz de lutar contra essas infecções que são resistentes aos antibióticos atuais.

O medicamento, conhecido como teixobactin, foi experimentado em ratos de laboratório e pode levar o período de cinco a seis anos para que seja testado em pessoas.

Tuberculose – Os cientistas comentaram que o teixobactin se mostrou efetivo contra bactérias causadoras da tuberculose e outras ‘superbactérias’ resistentes à meticilina, também chamada pela sigla, em inglês, MRSA. O artigo que explica os resultados obtidos na pesquisa foram publicados na revista científica Nature.

Eles ainda desenvolveram outros 24 antibióticos, que também foram considerados “promissores”. Mas, desde 1987, nada em destaque foi inventado na área desses medicamentos.

De acordo com a equipe da Universidade, comandada pelo cientista Kim Lewis, o método foi elaborado depois de um estudo com compostos de bactérias vindas do solo. Eles foram, depois, cultivados em laboratório em especie de câmara colocado dentro da terra durante algumas semanas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile