Ícone do site

Ansiedade: psicólogo explica diferentes tipos e quais os sintomas 

Nosso Lar Academy realiza live sobre a temática com profissionais convidados nesta quinta-feira (9)

 

“Você está bem?” Essa é uma pergunta frequente nas conversas diárias, muitas vezes feita no modo automático. Embora a resposta mais comum seja positiva, nem sempre corresponde à realidade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e ocupa o quinto lugar no ranking da depressão. Em 2019, cerca de 18,6 milhões de pessoas sofriam com o problema, quase 10% da população brasileira. Número que pode passar por alteração, levando em conta a pandemia a partir de 2020.

 

Danilo Montenegro, psicólogo do Grupo Nosso Lar, aponta que existe a ansiedade “normal”, uma vez que é uma emoção inerente ao ser humano em certos momentos mais decisivos da vida, e a ansiedade “patológica”, quando passa a atrapalhar o bom funcionamento das rotinas e, de certa forma, começa a impactar em outras áreas da vida da pessoa.

Conheça cinco tipos diferentes de ansiedade segundo o psicólogo Danilo Montenegro:

1-Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

A principal característica é a ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana, geralmente irreal ou desproporcional. Alguns sintomas são: irritabilidade, tensão muscular, dificuldade em manter a concentração, fadiga e sensação de cansaço constante, insônia.

 

2- Síndrome do Pânico

Um dos tipos de ansiedade mais comuns, está associado a sintomas físicos como aceleração do batimento cardíaco, falta de ar, sudorese e tremores. Esta crise tem como características ataques de pânico, medo espontâneos e excessivos, repentinos e inesperados. De acordo com o Ministério da Saúde, o ataque de pânico pode durar em média 15 a 30 minutos.

 

3- Fobia Social

Pessoas com fobia social vão além do medo ou nervosismo de se expor ou falar em público. É um transtorno relacionado com a incapacidade que o indivíduo tem para lidar com interações sociais, o que gera um desconforto extremo e um nervosismo excessivo.

 

4. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O TOC é definido por uma série de pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos que a pessoa apresenta na rotina, gerando ansiedade. Esse transtorno mental pode ser incapacitante se não tratado, apresentando prejuízo para a sua vida a nível emocional, psicológico, social, profissional.

 

5. Estresse pós-traumático

Trata-se de um distúrbio de ansiedade que se manifesta em decorrência de situações traumáticas ou atos de violência. A pessoa passa a ter crises de ansiedade ao relembrar o momento de trauma. Entre os sintomas: pesadelos, pensamentos recorrentes, isolamento social, taquicardia, sudorese, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração.

 

Tratamento

Entre as formas de tratamento para controlar a ansiedade, segundo Danilo Montenegro, está a psicoterapia, o uso de medicamentos e também práticas de mindfulness, concentrando-se completamente no presente.

 

Live “Ansiedade: você sabe o quanto isso pode prejudicar sua vida?

Com a proposta de ampliar o conhecimento sobre a temática e dialogar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, o Grupo Nosso Lar, composto pelo Nosso Lar Hospital e Nosso Lar Espaço Terapêutico, inicia uma programação de lives por meio do programa Nosso Lar Academy. A primeira acontece nesta quinta-feira (09), às 12h, com o tema “Ansiedade: você sabe o quanto isso pode prejudicar sua vida?”, transmitido ao vivo no Instagram @nossolarhospital. O bate-papo terá a participação dos psicólogos do Nosso Lar, Danilo Montenegro, e Adriano Júnior, com mediação de Cris Buhamra, coordenadora do núcleo de educação do Nosso Lar Hospital.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile