Um novo Índice de Reclamações – ferramenta que permite ao consumidor comparar a atuação das operadoras de planos de saúde – foi lançado recentemente no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. De acordo com a Agência, o índice é calculado com base nas queixas que são registradas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A partir de agora, os interessados contam com instrumentos que ajudam a identificar qual foi a conduta da operadora na resolução das queixas e os principais motivos das reclamações. A nova ferramenta disponibiliza também gráficos e o ranking com a lista das dez operadoras com maior índice geral de reclamações, divididas por porte e por tipo de atenção – assistência médica ou exclusivamente odontológica – para facilitar a visualização.
Além disso, o consumidor pode ainda visualizar detalhadamente as reclamações por subtema – rede de atendimento, prazos máximos para atendimento, rol de procedimentos, reembolso – além de calcular os indicadores de cada operadora individualmente.
L.O.