Mais um ano se foi. E toda mudança de ano sempre nos traz a esperança de mais um recomeço, mais uma oportunidade de realizar os sonhos e de ser feliz. É comum as pessoas fazerem listas de novas metas e propósitos. E também é comum esta lista se perder no fundo de alguma gaveta ou dentro de um livro esquecido na estante, demonstrando o pouco entusiasmo em cumprir os objetivos estabelecidos.
O começo de um novo ano sugere mudanças, mas é preciso trocar mais que o calendário para que o novo aconteça. É preciso abandonar velhos hábitos e comportamentos, sair da zona de conforto e fazer diferente.
Aproveite estes últimos dias do ano, para pensar na sua vida. Faça um balanço de tudo que aconteceu de bom e de ruim. Das situações ruins, apenas extraia os ensinamentos e deixe para trás as mágoas, a raiva, as frustrações, a tristeza, porque para que o novo chegue, é preciso abrir espaço.
Eu sei, que por mais que deseje que o novo ano seja especial e cheio de alegrias, mudar causa medo. Sei também que não é fácil esquecer o que causou dor. Mas não adianta ficar remoendo, criticando e culpando, seja lá o que for, porque já aconteceu. Permanecer com pensamento fixo no passado, apenas atrasa a sua caminhada e não permite que o que você deseja de bom na sua vida, aconteça.
Todos nós temos livre arbítrio para escolhermos o caminho que queremos seguir. Sendo assim, somos responsáveis por tudo que acontece nas nossas vidas. Se você escolhe o negativo, vai continuar no papel de vítima e sofrendo. Porém se escolher o positivo, vai produzir oportunidades que permitirão que seus desejos se realizem.
Nós somos o que pensamos, ou seja, mude seus pensamentos e mudará sua vida. Seus pensamentos e vontades são o que conduzem seus atos, portanto pense positivo, sonhe alto e acredite em você. Desta forma, estará constantemente atraindo aquilo que deseja. E sempre que algo ruim acontecer, se pergunte o que precisa aprender com aquilo e apenas guarde o aprendizado.
Não são as luzes dos fogos de artifício que anunciam a chegada de um novo ano, que irão tornar a sua vida melhor. O novo ano começa a partir das suas escolhas. Decida abandonar o medo e encarar novos desafios, acredite em você e no seu potencial, sonhe, ouse, mude os hábitos que lhe prendem e arrisque novos voos. SEJA O ANO NOVO QUE VOCÊ DESEJA!
O assunto foi tema do Quadro “Saúde Integrativa” desta terça-feira (12/12), no Programa Saúde no Ar.
Ouça o comentário completo da psicoterapeuta Lílian Helena Martini:
Fonte: Lilian Martini
Foto: Google
Radação Portal Saúde no Ar