Animais voltados para a exploração econômica

O comportamento e bem-estar animal é atualmente um dos principais pontos discutidos pelos ambientalistas e especialistas das criações animais voltadas para a exploração econômica (até que ponto o homem está certo em utilizar os animais para proveito próprio? Como minimizar a agressões?). Em virtude dessas situações muito se tem estudado atualmente sobre o comportamento dos diferentes animais em seu habitat natural e quando em situações de cultivo.

Esse conceito de bem-estar geralmente é tratado do ponto de vista ético, com grupos que atuam em defesa dos animais (e seus direitos) pressionando para a definição de normas legais que limitem a ação do homem no trato com os animais. Segundo o zotécnico Marcos Duarte, em artigo publicado no site www.infoescola.com, e arquivado no setor de Zootecnica, há uma convergência em respeitar a biologia dos animais que criamos, melhorar seu bem-estar, melhorando também os resultados econômicos (uma vez que mais assemelhamos o ambiente das criações ao habitat natural, torna-se mais fácil os animais exporem suas características). Mas, o que é um comportamento? ele se pergunta.

E responde: “Podemos entender comportamento como toda resposta de um efetor que possa ser medida. Trata-se de uma ampla definição, que leva a entender que o comportamento de um animal não é a soma de manifestações isoladas, mas um conjunto interdependentes de todas as relações”.

Tipos de Comportamento

-Comportamento inato: os comportamento inatos são divididos em 3 categorias:

* Taxias: são comportamentos de orientação, na qual os movimentos são continuamente guiados por um estimulo externo;
* Reflexos: são respostas a um estimulo de forma automática, involuntária e fixa. São respostas muito rápidas, sem ação do consciente;
* Comportamentos motivados: quando a expressão de um comportamento depende de uma condição especial do ambiente interno do organismo, dizemos que ele é motivado.
– Comportamento aprendido: há interações contínuas entre os organismos e o ambiente que promovem mudanças no estado um e de outro, portanto não há organismos sem ambiente nem vice-versa. Dessas interações resulta o aprendizado, que é um processo que se manifesta por alterações adaptativas do comportamento individual como resultado de experiência.

A.V.

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