Cerca de 17 pessoas foram atacadas por morcegos, na Rua dos Ossos, no Santo Antônio Além do Carmo. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Couto Maia e receberam soro e vacina anti-rábica. Os pacientes deverão tomar 4 doses das medicações ao longo das próximas semanas.
Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ) foi até o local para investigar o ataque e a DIVEP (Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado) disse ao Correio, que está fazendo uma busca no local do ataque, junto ao CCZ, para achar o esconderijo dos morcegos, que serão capturados e levados para um exame de identificação de raiva e outras possíveis doenças. Um trabalho educativo também está sendo desenvolvido no local, orientando a população a deixar as portas e janelas fechadas, principalmente no período da noite, iluminar locais isolados e áreas externas, tapar buracos com tela e não deixar frutas expostas.
A população também deve se preocupar com os animais de estimação, que também são alvos dos morcegos vampiros, e caso não estejam com a vacina em dia, podem ser contaminados com raiva e posteriormente transmitir para os donos. Algumas doenças são transmitidas pelas fezes dos morcegos, como a histoplasmose, que causa danos respiratórios, e a salmonelose que provoca infecção intestinal.