Inicia nessa segunda-feira (16) a nova forma de notificação de alerta de desastres para a população, enviadas pelos órgãos de Defesa Civil.
A partir de agora, o alerta vai permitir que as mensagens apareçam na tela do celular sobrepondo outros conteúdos. A medida atende determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e tem por objetivo “aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência.”
Até o momento os órgãos da Defesa Civil envia os alertas aos cidadãos pré-cadastrados na plataforma em região que esteja sob risco. A população recebe um SMS através da prestadoras de telefonia móvel e vão diretamente para a caixa de entrada de mensagens do celular. Contudo, precisa abrir a mensagem. Já a imagem necessita de ação do usuário para ser fechada.
No primeiro momento, os testes acontecerão com as prestadoras de telefonia celular e órgãos de Defesa Civil nos municípios de Anápolis (GO), Petrolina (PE), Parauapebas (PA), Juiz de Fora (MG), Paranaguá (PR), Angra dos Reis (RJ) e Petrópolis (RJ). As pessoas interessadas em participar dos testes e receber as mensagens precisam realizar cadastro no número 40199, informando o CEP da localidade.
Em operação desde 2017, mais de 9 milhões de usuários cadastrados recebem as notificações. A Anatel informou que em dezembro deste ano vai testar uma nova modalidade de envio de alertas que não precisará de cadastro prévio e que contará com um alarme sonoro ativado mesmo quando o celular estiver em modo silencioso.